A Luta

756

Senhor, não vos é mais difícil ajudar o fraco do que o forte. Vinde em nosso socorro, nosso Deus! É em vós que nos apoiamos, é em vosso nome que viemos contra essa multidão. Senhor, vós sois nosso Deus; que não haja um só homem que prevaleça contra vós! (2 Cr. 14,10)

Nós amadurecemos e nos tornamos capazes de enfrentar a realidade da existência através dos conflitos. Muitos são os contrastes, os obstáculos, as dificuldades que encontramos, tanto físicos como psicológicos, e morais e espirituais. Em particular, nos desafiam modelos culturais que, caso os partilhamos, nem sempre são úteis para o nosso crescimento, além do fato da presença em nós daquela tendência que às vezes nos leva a buscar experiências e emoções que nos alienam.

Existem muitas oportunidades que criam influências negativas e dependências, oferecidas especialmente aos jovens: o álcool e as drogas que são os “lugares” mais comuns e prejudiciais, bem como outros vícios, não menos dramáticos, que minam o espírito e inteligência das pessoas como o uso indiscriminado de mídia moderna em seu conteúdo mais sutil e devastador.

O apóstolo Paulo nos lembra:

Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados, contra as potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra os espíritos do mal, que moram nas regiões celestes. (Ef.6,12)

Sabemos que cada alienação acha na fraqueza do coração e da inteligência, a janela para entrar em nossas vidas. Uma convicção racional forte e uma verdadeira força moral que sabe distinguir e reconhecer o que constrói ou destrói a vida, pode nos proteger de muitos fatores negativos.

Para um crescimento saudável e construtivo,  fica fundamental o contexto  onde nós vivemos e o  estilo de nossos relacionamentos: a família, os amigos, a possibilidade de diálogo, a acolhida e a busca de conselhos e motivações válidas, a vigilância serena de situações e lugares que frequentamos, o compromisso em gestos e momentos de solidariedade. Tudo isso resulta altamente útil para alcançar um equilibrio sério e autêntico, e nos leva a viver uma ascese frutuosa, capaz de dirigir nossas energias em direção a uma melhoria pacífica de nossas vidas.

São Paulo, usando metáforas pescadas do mundo do guerreiro, mostra-nos como  lutar eficazmente contra as forças do mal.

Finalmente, irmãos, fortalecei-vos no Senhor, pelo seu soberano poder. Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio. Tomai, por tanto, a armadura de Deus, para que possais resistir nos dias maus e manter-vos inabaláveis no cumprimento do vosso dever.

Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça, e os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz. Sobretudo, embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno.

Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus. Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos. (Ef 6,10-11.13-18)

A vida é um dom precioso de Deus. Ele nos conhece e nos sustenta. Na medida em que nos confiamos no Senhor, que fortalece a nossa coragem e nos dá nova energia, podermos superar situações difíceis, a fim de subir para uma visão cada vez mais evangélica da nossa existência.

Enfrente da dificuldades, dúvidas, interrogativos qual é a tua atitude para encontrar uma resposta capaz de iluminar e orientar as tuas escolhas? Tem alguns “amigos” confiáveis que podem compreender os problemas de forma séria e te ajudar?

A fé constitui um ponto de referência importante pela tua vida? O que deveria acontecer  para que se tornasse desejável?


Vianello 1Padre Gianfranco Vianello, sacerdote missionário do PIME, trabalhou por oito anos nas missões da República dos Camarões – África. Escreveu diversos livros meditativos e formativos, durantes os períodos em que esteve a serviço na Itália, a saber:

  • Porgi l’orecchio (2010) = Editora Marna
  • All’aurora ti cerco – Itinerari di fede attraverso i salmi (2009) – Editora Gabrielli
  • Salmi della savana (2005) – Editora Paoline
  • Parola che forma – Omelie agli scout (2000) – Editora EDB
  • Liberi per partire (1996) – Editora EMI
  • Profeti per il Regno (1985) – Editora Borla

Agora ele está no Brasil, dedicado aos trabalhos na Editora Mundo e Missão e com os jovens. Se você gostaria de fazer uma pergunta ao padre Vianello, escreva para [email protected] que nós encaminhamos a ele para te responder.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA