Antigos alunos, professores e funcionários do Meninópolis reuniram-se na casa regional do PIME

82

23 de setembro, Vila Mariana (SP) – Aconteceu na casa regional do PIME em São Paulo o reencontro dos antigos alunos, professores e funcionários do Colégio Meninópolis.  O salão estava lotado: cerca de 140 pessoas reuniram-se para participar do evento.  Esse momento de convivência foi uma iniciativa da equipe do Projeto Ser e Transcender e da Editora Mundo e Missão junto a uma comissão de ex-alunos. Ela foi liderada pelo sr. José Collodoro, ex-aluno e eterno admirador do Colégio e do PIME. O objetivo principal do encontro foi retomar os vínculos entre a família Meninópolis e o Instituto, já que, há muito tempo, não havia interação entre os dois grupos. Foi um momento importante para apresentar aos ex-alunos toda a beleza do trabalho missionário que o PIME realizou e continua realizando. Além de recordar as lembranças, o carisma e os valores aprendidos no colégio, muitos ex-alunos relataram a alegria e a surpresa de perceber a grandiosidade do trabalho do Instituto nos cinco continentes.

A tarde começou com a acolhida dos participantes, seguida pela apresentação dos vários professores presentes, momento no qual cada um deles deu um pequeno testemunho. Durante o encontro, recordaram-se dos padres do PIME que passaram pelo Colégio: pe. Carlo Acquani, fundador do Colégio, pe. Teodoro Negri, pe.Alberto Garuti e muitos outros. Ao apresentar o PIME aos participantes, o superior regional, pe. Pedro Facci, relatou uma breve história do Instituto. Também mostrou os missionários e as missões onde o PIME atua no Brasil. Em seguida, pe. Massimo Casaro, diretor da Mundo e Missão e do Ser e Transcender, apresentou brevemente as atividades da editora e do atual projeto educativo do Instituto, convidando os presentes a se envolverem nessas iniciativas, que, de alguma forma, revivem o mesmo carisma do Colégio: a formação integral da pessoa humana.

Após as apresentações, os participantes foram divididos em grupos para uma visita guiada pelos espaços da Editora e do Projeto. No tour pela editora, foi possível ver onde se realizam os três impressos do PIME: a revista Mundo e Missão e os jornais Missão Jovem e Transcender. Na parte que mostrava o Projeto, foi criada uma ambientação com materiais elaborados pelos participantes das diversas vivências e formações que o projeto já desenvolveu em campo educacional e paroquial.  Para concluir o tour do evento, os participantes foram convidados a visitar a exposição sobre o Colégio com vários materiais: documentos, vídeo, objetos e fotos, resgatando a memória desse vínculo, semeado pela chegada do PIME no Brasil em 1948

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.