Encontro de reflexão da missão ad gentes

287

18-20 Março, Brasília (DF) – Na sede das Pontifícias Obras Missionárias participei do encontro sobre a missão “Ad Gentes”. Foi um encontro de reflexão e aprimoramento da missão ad gentes, com o tema “Um caminho de sensibilização, cooperação e conversão pastoral missionária”. O encontro foi realizado através de uma parceria entre a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, as Pontifícias Obras Missionárias (POM), o Centro Cultural Missionário (CCM) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Participaram desse encontro também, Representantes de outras 17 congregações religiosas e sociedades de Vida Apostólica e de 12 regionais da CNBB. O objetivo era partilhar, avaliar e aprofundar as experiências missionárias além-fronteiras e os projetos ad gentes assumidos e sustentados pelos Regionais da CNBB e por Dioceses, Congregações religiosas e Institutos missionários. O encontro também teve por finalidade preparar o mês missionário extraordinário convocado pelo Papa Francisco para outubro de 2019. Nesse encontro, tive a oportunidade de apresentar o carisma do PIME que, como disse o Beato Paolo Manna, é um Instituto só e exclusivamente missionário no verdadeiro sentido da palavra. Apresentei também o projeto JUMP que foi aprovado como um ótimo projeto missionário para a juventude brasileira de hoje. Dei uma cópia do projeto a Dom Esmeraldo, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e ele falou que iria apresentar à Comissão Missionária da CNBB. Também a irmã Maria Inês, Presidente da CRB, falou que iria apresentar o nosso projeto para outras congregações fazerem a mesma coisa.

Para mim, foi um encontro muito importante e agradeço a diretoria das POM que me convidaram para participar e partilhar a nossa experiência e o nosso ser missionário. Segundo Padre Maurício, Diretor Nacional Das POM, este encontro,

Com as partilhas riquíssimas que ouvimos, vai nos animar ainda mais e qualificar o trabalho missionário dentro da Igreja do Brasil”.

Assim, colaborando com o apelo do Papa Francisco para sermos uma Igreja em saída, rumo a todas as periferias que necessitam da alegria do anúncio do Evangelho.

Ao final do encontro, durante a Celebração Eucarística, foi lembrado o ano em que se comemora os 40 anos das Pontifícias Obras Missionárias no Brasil. Pe. Maurício, diretor nacional das POM que presidiu a Eucaristia, lembrou as congregações religiosas que deram início ao trabalho missionário das POM: Ele falou que no Brasil, as POMs foram criadas em 20 de novembro de 1978, na cidade de São Paulo, por iniciativa dos superiores provinciais das congregações e Institutos seguintes: Missionários da Consolata, Missionários Combonianos, Missionários do Verbo Divino, Missionários Xaverianos, Missionárias da Imaculada e o PIME que assumiu a primeira diretoria. Ele agradeceu por esta iniciativa e empenho contínuo em colaborar. Ao longo de 2018, outras ações celebrativas serão realizadas, como o lançamento do vídeo institucional que apresenta as obras e o trabalho missionário em todo o Brasil.

Pe. Joseph Kouadio

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.